sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

J. D. Salinger

Escritor de pouca produção mas ícone da literatura. Salinger apresentava sinais de agorafobia ( medo de estar em lugares abertos ou no meio de multidões) e após o reconhecimento literário passou anos recluso.


Imagem do site: http://www.deadcaulfields.com/Hidden_Treasures.htm

Seu clássico "O apanhador no campo de centeio" é frequentemente citado como a maior expressão dos sentimentos dos jovens.


Imagem do site: http://ateaultimapagina.blogspot.com.br/2012/10/resenha-o-apanhador-no-campo-de-centeio.html

A obra também entra para uma lista macabra de acontecimentos. O assassino de John Lennon lia o livro poucos momentos antes do crime.


Imagem do site: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/05/mark-chapman-mudou-de-endereco.html

Mark David Chapman informou que tirou a inspiração para matar o ex-Beatle da obra. Um atirador que tentou matar o presidente Ronald Reagan em 1981 também informou tal fonte de inspiração. O filme "Teoria da Conspiração" explorou o tema de que o livro possui mensagens subliminares, Mel Gibson interpreta um personagem paranoico que compra vários exemplares do livro durante a trama. 
Confira o trailer de "Teoria da Conspiração" aqui. E o de "Capítulo 27" que narra a história de Chapman aqui.

Na trama de "O apanhador no campo de centeio", Holden Caulfield, um jovem frustrado que se sente um peixe fora da água vivendo em sociedade, tenta encontrar seu caminho enquanto amadurece.


Imagem do site: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=121795

No livro de contos "Nove estórias" o autor apresenta narrativas que primam pela estranheza dos personagens. Como o maluco do conto "Um dia ideal para os peixes banana" que tem um inusitado encontro com uma garotinha na praia, ou "Teddy" que apresenta um garoto iluminado e sua diabólica irmã.
Salinger, autor genial, voz dos que não conseguem se adaptar não dava entrevistas desde 1980 e não se deixava fotografar. Ficou quatro décadas sem publicar e morreu com 91 anos em sua casa em New Hampshire, EUA. 


Imagem do site: http://maddenblog.wordpress.com/2011/12/29/holden-caulfield-a-man-before-his-time/

Holden Caulfield, o personagem retrato do amadurecimento tornou-se imortal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário