sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sex Pistols


Imagem do site: http://atdigital.com.br/blognroll/2012/07/sex-pistols-lanca-a-caixa-de-ouro/

Uma banda montada por um dono de loja de roupas se transformou em um ícone do punk. A vida sempre foi estranha para o Sex Pistols.


Imagem do site: http://g1.globo.com/platb/zecacamargo/2010/04/12/e-entao-eles-comecam-a-morrer/

Malcolm McLaren, dono da loja Sex, possuía uma parceria com a estilista Vivienne Westwood e notou que o que valia  no mundo do rock em 1975 era a atitude. McLaren sempre divulgou seu estatuto de como montar uma banda para ganhar dinheiro:

1 - Fabrique seu grupo
2 - Estabeleça o nome
3 - Venda a farsa
4 - Não toque nada, para não ser desmascarado
5 - Roube o máximo de dinheiro possível da gravadora de sua escolha
6 - Torne-se a maior atração turística do mundo
7 - Cultive o ódio, essa é sua maior vantagem
8 - Diversifique os negócios
9 - Leve a civilização aos bárbaros
10 - Quem matou o Bambi?

Os integrantes de sua banda foram arranjados entre os frequentadores de sua loja e um dos funcionários. O vocalista escolhido era um jovem de dentes podres chamado John Lydon, que foi aprovado pela sua postura e comportamento anti-social. 
Foi batizado então de Johnny Rotten(Podre). O Sex Pistols ganhou fama rapidamente após suas apresentações violentas, estava na hora de mudar o conceito de "rockstar" da época. O movimento punk se alastrou, as bandas começaram a surgir em todos os lugares.


A confusão continuou, os Pistols lotavam shows com seu inconformismo, os jovens passam a seguir o "faça você mesmo". 


Em 1 de dezembro de 1976, os Pistols aparecem com uma entrevista em um programa de TV famoso na Inglaterra, que era exibido às cinco da tarde. Pela primeira vez a expressão "fuck off" foi dita diante das câmeras. Os ingleses dividem-se, ou adoram ou odeiam os Sex Pistols.


Imagem do site: http://blog.attitudeclothing.co.uk/sex-pistols-number-one-35-years-on-rotten-says-up-yours/

Nesta época Glen Matlock foi expulso da banda e um novo baixista foi escalado, Sid Vicious. O melhor amigo de Rotten era um baixista sofrível. Sid se tornou um símbolo do punk.


Imagem do site: http://pokeyaha.blogspot.com.br/2010/12/sid-vicious.html

Sid não tocava nada e vivia se mutilando, drogando-se e arrumando brigas. Sua namorada Nancy era uma grande viciada também.


Lançam então outro clássico "God save the queen" em que atacam o estilo de vida e o governo inglês. Os integrantes dos Pistols são espancados e atacados por tradicionalistas. À bordo de um navio realizam um show em "homenagem" a rainha, uma foto de MacLaren ao final da festa:


imagem do site: http://news.bbc.co.uk/2/hi/in_pictures/8610600.stm

A destruição da banda começou após uma turnê desastrosa nos EUA. Após a separação alguns integrantes dos Pistols gravaram músicas com o famoso assaltante Ronald Biggs, no Rio de Janeiro.


imagem do site: http://www.philjens.plus.com/pistols/pistols/pistols_biggs.html

Sid Vicious seguiu em carreira solo, fez uma absurda e hilária versão do clássico "My Way":


O baixista foi preso pelo assassinato de sua namorada Nancy Spungen em 11 de outubro de 1978.


Imagem do site: http://weheartit.com/entry/22785821?group=A&imgres=

O fato nunca ficou totalmente esclarecido, o corpo esfaqueado foi achado num banheiro de hotel com Sid completamente chapado de heroína ao lado. Em 2 de fevereiro de 1979, menos de 24 horas após sua libertação sob fiança, foi encontrado morto por overdose no banheiro da casa de sua mãe.


Imagem do site: http://www.virginmedia.com/music/pictures/toptens/comebacks-from-quitters.php?ssid=6

Anos depois o Sex Pistols anunciou uma turnê de reencontro para ganhar dinheiro. A chamada Turnê do lucro sujo foi um sucesso. Foram tema de vários documentários. Gary Oldman interpretou Sid Vicious no delirante longa Sid & Nancy:


Malcolm MacLaren morreu em 2010. 


Imagem do site: http://www.nme.com/news/sex-pistols/64031

Rotten acompanhou a onda punk e foi para a nova onda com seu P.I.L..

Uma última bizarrice,  Rotten trocava correspondências com uma fã durante o auge da banda, o nome da fã era Pauline, tratava-se de uma insana que mandava cartas de um manicômio. Suas cartas serviram de inspiração para que Rotten escreve-se um dos clássicos do Sex Pistols, "Bodies". Confira um vídeo legendado:











Nenhum comentário:

Postar um comentário